Cariótipo de Sangue Periférico com Bandeamento G

Aplicação:

Estudo dos cromossomos à nível numérico e estrutural, com bandeamento G e resolução de 400-550 Bandas.

Casais com aborto de repetição, infertilidade, atraso de desenvolvimento, retardo mental, recém-nascidos com genitália ambígua, anomalias cromossômicas, baixa estatura, Síndrome de Down.

Informação adicional:

O estudo do cariótipo é realizado no sangue para uma variedade de indicações incluindo retardo mental, possível síndrome de Down, baixa estatura ou amenorréia primária (síndrome de Turner), abortos de repetição, infertilidade, várias anomalias congênitas, determinação do sexo e muitos outros.

Um cariótipo normal não exclui a possibilidade de defeitos congênitos, tais como aqueles causados por anomalias cromossômicas submicroscópicas, mutações moleculares, e outros fatores ambientais (exposição a agentes teratogênicos). Por estas razões os médicos devem informar aos pacientes sobre as limitações técnicas do exame.

 

 Material: Sangue total coletado com heparina sódica (tubo de tampa verde).
Volume de Amostra: 5 a 10 ml
 Preparo do  Paciente:

Não pode estar usando nenhum  tipo  de antibiótico - esperar de 10  a  15  dias  após  o  término  do  medicamento para realizar o exame.

 

Não necessita jejum.

 Observações: Se não tiver o tubo de tampa verde com heparina sódica para  colher  o  exame,  pode  ser  coletado  3  a  5 ml de sangue periférico em seringa com 0,1ml de heparina (não colocar em EDTA)
 Armazenamento : Enviar refrigerado, NÃO CONGELAR.
 Estabilidade: 48 horas após a coleta, se mantido refrigerado (2° C a 8° C)
 Metodologia: Cultura temporária de linfócitos para investigação de anomalias cromossômicas numéricas e estruturais
 Prazo de entrega: 22 dias úteis
 Transporte do material: O material deve ser transportado refrigerado (gelo reciclável) em caixas de isopor.
 Prazo para recebimento: Até 24 horas após o envio.
 Cód. Exame: C-9001-1

 

Nota: Pacientes que tenham se submetido à transfusão sanguínea devem aguardar, no mínimo, dois meses para a realização do exame.

Importante: Para cada exame de Cariótipo enviado, o laboratório deve preencher o formulário específico para Cariótipos fornecido pelo Centro de Genomas.