Listeria

Aplicação: Listeria é uma infecção séria transmitida por alimentos contaminados com a bactéria gram-positiva móvel L. monocytogenes. A doença afeta idosos, gestantes, recém-nascidos e adultos imunocomprometidos (como transplantados, pacientes com câncer, diabéticos, asmáticos, portadores de HIV, entre outros), mas individuos sem estes fatores de risco também podem ser acometidos.

Alguns surtos registrados mostraram estar associados à ingestão de leite contaminado (pasteurizado de fontes não seguras), queijos, sorvetes, vegetais crus, água, aves cruz ou cozidas, peixes e frutos do mar. Uma importante parcela de casos esporádicos é devida à transmissão alimentar. Lesões em mãos e braços podem ocorrer por contato direto com material infeccioso. Em infecções neonatais, o microorganismo pode ser retransmitido da mãe para o feto no útero ou canal de parto ao nascimento.

O periodo de incubação é variável, de 3 a 70 dias, com uma média de 3 semanas. O individuo doente geralmente apresenta febre e mialgia, algumas vezes sendo esse quadro precedido por diarréia ou outro sintoma gastrointestinal. Os sintomas variam com o hospedeiro. As gestantes geralmente apresentam sintomas semelhantes à gripe. Infecção durante esse período pode levar a aborto, prematuridade e natimortalidade. Em outros individuos, os sintomas incluem febre, mialgia, cefaléia, confusão mental, perda de equilibrio convulsão e rigidez de nuca.

As complicações são septicemia, meningite (ou meningoencefalite), encefalite, infecção cervical ou intrauterina em gestantes. Outros danos podem ocorrer, como endocardite, lesões granulomatosas no fígado e outros órgãos, abscessos internos ou externos, lesão cutânea papular ou pustular e óbito. A taxa de letalidade em recém-nascidos é de 30%; em adultos (sem gravidez) é de 35%; em torno de 11% para menores de 40 anos e 63% para maiores de 60 anos. O tratamento é realizado com antibioticoterapia.    
 

Material: Sangue total (EDTA) / Liquor.
Volume de Amostra:

5mL.

Preparo do Paciente: Não é necessário jejum.
Observações: - Indicar medicações utilizadas pelo paciente.
- Em casos de exames anteriores, enviar os resultados obtidos.
Armazenamento: Refrigerado (2º a 8°C).
Estabilidade: 07 dias refrigerado
Metodologia: PCR em tempo real e hibridização
Prazo de entrega: 15 dias úteis
Transporte do material: O material deve ser transportado refrigerado (gelo reciclável) em caixas de isopor.
Prazo para recebimento:  Até 24 horas após o envio.
Código: M-1033